sexta-feira, 3 de maio de 2013

19 anos sem Ayrton Senna...

     Em homenagem ao Ayrton Senna,o tricampeão mundial da Formula 1, que morreu em 1994, destaco aqui alguns meios utilizados para eternizar este ídolo que permanece inesquecível...
     A morte de Senna repercutiu em vários países...

A admiração Japonesa...
     Em prova de admiração ainda quando o piloto estava vivo a "Shonen Jump(*)", transformou Senna em personagem de história em quadrinhos.
     Ayrton Senna em mangá foi publicado no Japão entre os anos de 1991 e 1992, porém nunca foi publicado no Brasil.
     Ao todo, Senna ganhou três histórias nas páginas da Jump:
-Na primeira, intitulada "GP Boy", Senna ainda não era protagonista do mangá.
-Na segunda, já é o protagonista de “Fastest One”, uma série que mostrava a trajetória de Senna e sua rivalidade com Alain Prost.
-A principal versão em quadrinhos foi lançada em Agosto de 1991, a "F. no Senkou: Ayrton Senna no Chousen" (O Relâmpago do F: O Desafio de Ayrton Senna).Com um traço realista, narrativa cinematográfica e um impressionante desenho de máquinas, esse mangá foi o que melhor soube passar a emoção de uma corrida aos leitores.
     No primeiro número (edição 35 / 1991), uma singela homenagem ao automobilismo brasileiro: em flashback, aparece o bicampeão de Fórmula 1 vencendo o GP do Brasil de Interlagos, em 1973. Na platéia, jovens sonhadores vibram com a vitória do mestre. Com lágrimas nos olhos, está o genial tricampeão Nelson Piquet (na época com 20 anos), além de Roberto Pupo Moreno (com 14 anos) e Maurício Gugelmin (9 anos, em 1973). Por último, aparece um emocionado garoto de 12 anos chamado Ayrton Senna. A imagem muda, e mostra o adulto Senna sentado no cockpit de seu possante McLaren à espera da largada do GP do Brasil de 1991. Com toda sua garra, Senna é retratado quase como um super-herói e seu grande amigo Gerhard Berger, na época também na McLaren, é o herói coadjuvante da série. A dramaticidade da história dá aos demais um ar meio vilanesco, especialmente Alain Prost e Nigel Mansell.
     No decisivo GP do Japão, Senna deixa Berger vencer a corrida na última volta, já que o 2º lugar era suficiente para a conquista do tricampeonato mundial. Uma história construída com esforço, amizade e garra, bem ao estilo das aventuras de heróis japoneses.
     As histórias foram escritas por Koyou Nishimura, e a arte assinada por Katsuhiro Nagassawa e Hirohissa Onikubo.

      Para os aficcionados por Fórmula 1, a revista dá um show, mostrando o maquinário da época e todos os pilotos da temporada de 1991. Piquet, Gugelmin, Moreno, Jean Alesi, Prost, Mansell, Patrese, Nakajima, J.J. Lehto. Estão todos lá para enfrentar Senna e Berger. Assim foi contada a saga do tricampeonato de Senna, conquistador no GP do Japão, em Suzuka.




  (*)A revista Shonen Jump, da editora Shueisha (a mesma que publicou mangás como Dragon Ball, Bleach, Death Note, Super Campeões, Naruto e One Piece) foi patrocinadora da equipe McLaren.

     Durante o período em que Senna ganhou as páginas da Shonen Jump, vários mangakás conhecidos desenharam capas e ilustrações que homenageavam o ídolo brasileiro, como Akira Toriyama (criador de Dragon Ball) e Masakazu Katsura (criador de Video Girl Ai).
Ilustrações:

    

No Brasil...
       Em 1994 Ayrton Senna ganhou novamente uma versão em quadrinhos(HQ), mas desta vez através dos brasileiros Rogério Martins e Ridaut Dias Júnior. "Senninha" se tornou um grande sucesso e suas revistas foram publicadas por várias editoras. O personagem também virou símbolo do Instituto Ayrton Senna, e ganhou um desenho animado.
Ilustrações:


 para conhecer mais acesse:  Site do Senninha


O Livro... (biografia de Ayrton Senna)
Ayrton: O Herói Revelado
      Esta biografia vai nos deixar mais próximos, mais íntimos e um pouco mais capazes de decifrar Ayrton Senna – seu sorriso, sua tristeza, e o inesquecível impacto que provocou em nossas vidas.
Revelador, emocionante e surpreendente, o livro do jornalista Ernesto Rodrigues oferece ao leitor um retrato único e definitivo de Senna, na maior e mais detalhada pesquisa já feita sobre a vida deste brasileiro decididamente especial.

Encontre aqui os links para download do livro:
easy-share (Link 1)
easy-share (Link 2)
easy-share (Link 3)
rapidshare





Créditos: http://www.infoanimation.com.br, http://heroi.gameworld.com.br/ e http://www.baixebr.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário